11 de Setembro entre a ficção e a realidade - Cinema & Afins

Cinema & Afins

Cinema & Entretenimento e Whiskey .

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here
11 de Setembro entre a ficção e a realidade

11 de Setembro entre a ficção e a realidade

Share This

Na manhã de 11 de Setembro de 2001 em estado de choque o mundo acompanhou por meio de todos os canais de Tv o que na época pareciam inimaginável, Ataques terroristas em pleno território americano, As torres gêmeas Word Trade Center que representava todo poder econômico mundial desabando e deixando milhares de pessoas mortas ao vivo.

De lá para cá, a América foi superando o trauma, assim como no cinema.No inicio o assunto era proibido e toda referencia do ocorrido eram retiradas de circulação.Confira abaixo, os filmes que tiveram alguma repercussão devido a atentado.

Paixões em Nova York ( Edward Burns . 2001)

O pôster original de Paixões em Nova York (Edward Burns) foi retirado de circulação e substituído por outro após os ataques terroristas, já que apareciam nele as torres gêmeas , destruídas nos ataques, pôster que pode ao lado.

Procura-se Susan Desesperadamente
(Susan Seidelman,
1985)

Um dos clássicos de Madona de 85 teve uma versão alterada, que foi exibida na TV norte-americana, em que algumas cenas onde aparecia o World Trade Center foram retiradas. Esta nova versão foi editada após os atentados terroristas sofridos

A Soma de Todos os Medos (Phil Alden Robinson, 2002)

Após encontrarem uma velha bomba nuclear israelense, um grupo de neonazistas europeus pretende usá-la bem no dia do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano dos Estados Unidos. Prevendo as conseqüências desastrosas de tal detonação, que pode detonar até mesmo a 3ª Guerra Mundial, o agente da CIA Jack Ryan (Ben Affleck) usa de todos os meios possíveis para evitar o ataque terrorista.Por isso apesar de já ter suas filmagens encerradas na época, A Soma de Todos os Medos chegou a estar cogitado para não ser lançado nos cinemas, em virtude dos atentados terroristas.


Homem Aranha (Sam Raimi , 2002)

O primeiro trailer de Homem-Aranha a ser lançado mostrava o super-herói capturando um grupo de ladrões e prendendo o helicóptero de fuga deles em uma gigantesca teia presa nas duas torres do World Trade Center. Confira abaixo.Além do trailer, O primeiro pôster do filme também foi retirado, pois mostrava o herói entre as duas torres do World. Entretanto, você pode confira logo ao lado;





11'09''01 (Vários)

Em 2002 surgiu uma das primeiras reações cinematográficas ao atentado de 11de Setembro, vário cineasta do mundo inteiro se reuniu para mostrar as repercussões do fato em seus paises de origem.O filme foi organizado em curtas 11de 11 minutos, cobrindo o globo do México ao Japão.
E Sam pen dirige o poético segmento americano sobre um viúvo (Ernest Borgnine) cujas flores do tumulo da esposa recebem Sol pela Ausência de World Trade center.


Fahrenheit 11 de Setembro (2004)

O explosivo documentário do diretor Michel Moore expõe um dossiê sobre o envolvimento da administração do governo Bush com os negócios do clã Bin laden e o uso do atentado aos EUA como desculpa para as intervenções militares no Afeganistão e Iraque.Com seu humor ácido e esperto de manipulação de imagens dados, a diretora pinta o presidente americano como um tonto indeciso e desmoraliza sua campanha de Guerra.

O vôo 93 da United (Paul Greengrass,2006)

O vôo 93 da United Airlines é seqüestrado por terroristas, que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos Paul Greengrass (Crash - No Limite) conseguiu deixar Recebeu ajuda de familiares das vitimas para escrever o roteiro, construindo umas obras tensas, fortes e ao mesmo tempo extremante respeitosa).

As Torres Gêmeas (Oliver Stone,2006)


Conta historia de policiais John McLoughlin (Nicola Cage) e Will Jimeno (Michael Pena) que integraram as equipes de salvamento e acabaram soterrados quando as torres desabaram.O filme acompanha as longas horas que os dois passaram sob os escombros, imóveis sem ligação com exterior.Além disso, Stone mostra sem exagerar nos clichês o drama Familiar das as esposas de ambos interpretadas por Maggie Gyllenhaal e Maria Belo.


10 comentários:

Mohamed Müstafá Al-jazirä disse...

Todos os filmes sobre dia 11/09 foi um coco, nao escapou nem um, aquele do nicholas cage tinha chance de ser um bom filme, porem nao pasosu de ser um filme de sessão da tarde com legendas
=|
ne não?


http://roquecomfarinha.blogspot.com/

Gabriel Leão disse...

porra... mas esse link pra coment é escondido heim, quase nao fiz... mas voltando... tudo o que cinema puxa da realidade como enrredo deixa de ser ficção... uma vez que é as sublinhas do que realmente ocorreu...

abraço

ED CAVALCANTE disse...

porra, hoje vai ser uma chatice. Todos os site e blogs falando sobre esse assunto. Vc abordou o tema mostrando os filmes que têm relação com as torres, foi original!

Morgana disse...

pois é..1º o 11 de setembro foi catástrófico, uma tragédia...
nunca vi nenhum filme sobre as torres gêmeas, mas agora que sei que tem, vou procurar me informar! =]
beijo!
http://olhode-vidro.blogspot.com/

Ari Marcheti disse...

mesmo como estudante de comunicação tenho que admitir: a mídia manipula sem nenhuma vergonha.. e mais uma vez isso aconteceu, mas agora..em forma de filme.
parabens pelo blog.
muito bom!

Unknown disse...

Olá!
Vi seu blog na comunidade do Orkut e vim conferir/comentar!
Qto ao post: não curto mto filmes com essa temática... Não sei pq...=)
Passa lá no meu tb:
http://blogdapattyandrea.blogspot.com

Anônimo disse...

eu só fiquei sabendo da alteração no filme do homem aranha .. não sabia desses outros .. muito menos o da madonna..

eu vi alguns 2 filmes baseado no atentado e particulamente nenhum achei grsndes coisas .. na verdade não gostei .. rsrs

Muito bom o seu blog adoro filmes .. vou voltar sempre rsr

abç..

Guilherme Amado disse...

Esqueceu de citar o documentário FAllin man, que vai ao ar hoje no GNT.

Unknown disse...

O documentário Farenheint para mim foi o melhor, apesar do Moore ser um tanto quanto exagerado.

http://maynabuco.blogspot.com

Anônimo disse...

Também estou falando disso no meu blog.Muito interessante o seu post.
Assisti pouca coisa sobre os atentados.Mas acho que muitos aproveitam o que aconteceu para faturar.

Passa lá:http://clicktudonet.blogspot.com

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages