Os maiores clichês dos filmes de ação - Cinema & Afins

Cinema & Afins

Cinema & Entretenimento e Whiskey .

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Os maiores clichês dos filmes de ação

Os maiores clichês dos filmes de ação

Share This


Os filmes de ação definitivamente são os maiores responsáveis pelas grandes cifras de bilheteria dos cinemas. Não é para menos, os investimentos são altos e os roteiros, cada vez mais insinuantes.

A lista abaixo pretende fazer uma homenagem ao gênero, que mesmo tendo tantos clichês consegue nos hipnotizar de maneira mágica.

1. Os vilões são péssimos atiradores
Em alguns momentos temos impressão que os vilões não terão muito problema com os rivais. Basta disparar alguns tiros e o serviço está feito. Mas na prática não é o que ocorre. Quantas vezes temos visto os mocinhos desviando de mil balas, sendo disparadas de 15 diferentes armas? Os vilões nunca obtém sucesso e o máximo que eles conseguem é alguns ferimentos.

Aparece em: Quase todos os filmes de ação da história.

2. Reféns: sempre mulheres
Não é segredo que os homens costumam ser os protagonistas dos filmes de ação em Hollywood. Mas será que não é o momento de começar a disponibilizar papéis mais atuantes para as mulheres nos filmes de ação, além das tradicionais reféns? A mocinha no cativeiro é sempre anunciada no mesmo ponto: com uma arma na cabeça, pendurado de cabeça para baixo, do lado de fora de um prédio, etc. A ligação telefônica é sempre precedida de um choro ou um grito.

Aparece em: "Duro de Matar", "Bad Boys", "Máquina Mortífera", "Hora do Rush", "Missão Impossível", "Spider-Man 2", "True Lies".

3. Arquivos do governo, ao alcance de todos
Não admira que o país esteja em risco. Aparentemente qualquer pessoa, com um computador portátil e uma conexão sem fio em um cyber qualquer, ou numa biblioteca pública pode invadir uma super secreta base do FBI, tendo acesso a arquivos ultra-secretos.

Aparece em: "A Supremacia Bourne", "Teoria da Conspiração", "Inimigo do Estado", "Missão Impossível", "Jogos de Guerra".

4. Morte na armadilha
Se você capturasse seu inimigo após uma longa caçada, não acabaria com ele de pronto? Mas não é o que costuma acontecer, eles elaboram planos para torturar e matar suas vítimas com um tubarão na piscina, uma serra que vai cortando a madeira até chegar no mocinho ou um raio que vai cortando até chegar no rosto do preso.

Aparece em: "Duro de Matar", "Goldfinger", "Kill Bill", "Indiana Jones".

5. A bomba relógio
Onde está escondida a bomba relógio? Depois de ter descoberto, a pergunta é: Qual fio cortar, o vermelho, o verde ou é o branco? Não importa: O herói inevitavelmente corta o fio correto, restando pouquíssimo tempo (normalmente 00:00:01). É conveniente, mas entendemos: Ninguém iria gostar se o herói desarmasse a bomba restando ainda 59 minutos.

Aparece em: "The Manhattan Project", "A Última Ameaça", "Duro de Matar", "A Outra Face", "007 - vários", "O Pacificador", "Velocidade Máxima", "Jogos de Guerra".

6. O Terceiro atirador
O bandido está com o mocinho na mira, depois de uma longa briga. Já rendido, o mocinho somente aguarda o derradeiro tiro, quando de repente a câmera revela uma arma salvadora... antes que o bandido tenha tempo de matar o nosso protagonista... ele toma um tiro fatal.

Aparece em: "Duro de Matar", "Uma História de Violência", "Independence Day", "Indiana Jones", "Cães de Aluguel"

7. Cheque o pulso para saber se está morto
Esta é uma regra óbvia: Quando você matar alguém, certifique-se que realmente esteja morto. Mas a maioria dos mocinhos, parecem não se importar com isso. Embora não seja exatamente um filme de ação, um exemplo disto seria "Halloween". Cada vez que alguém acha que o bandido, finalmente, teve seu fim, ele ataca novamente.

Aparece em: "Duro de Matar", "Matrix", "Exterminador do Futuro"

8. As portas deslizantes
Está com um assassino sangue frio em sua perseguição? Ou uma bomba está para ser detonada? Não tem problema, basta correr mais depressa do que você pode, na direção oposta e, eventualmente, encontrará uma grande porta de aço fechando rapidamente. Deslize e tenha cuidado para a roupa não ficar presa. Quando a porta fechar totalmente, seu perseguidor certamente não conseguirá abrir a porta de maneira nenhuma.

Aparece em: "Hora do Rush", "Exterminador do Futuro 3", alguns filmes de ficção científica.

Fonte : Buteco da Net

15 comentários:

Chuveiro disse...

Até que enfim achei um blog que fale de cinema, e muito bom por sinal.
Um outro clichê de filmes de ação pra mim é: a narrativa acelerada.

Visite meu blog, trata de cinema tn e outras coisas cotidianas.

http://cotidianodeumchuveiro.blogspot.com

ComputerDicas disse...

Legal, o que eu li ja vi em filmes.= rs.

JulianaGomes disse...

HIAUHUIHA
não só de ação.. mas tem aquele que todos os telefones começam com 555-....
HAUIHAUH

bjos

Babalu disse...

na bomba-relógio também temos V de Vingança, embora, talvez por ser baseado num quadrinho, ele seja o que menos apele para os clichês.

Um clichê, se é que poderia chamar assim, que encontrei nos filmes é: se eles não ficam juntos, ela morre no final. já percebeu?
(aliás, levei um socos duma prima minha quando, na fila pra piratas do caribe 3, soltei um singelo '..mas ela morre no final..')

Guga Paz disse...

heheheheheh

Só lembrode um filme que o Edy Murphy tem um revolver contra uns cara com metralhadoras...ele abaixado e os cara detonando bala...ai ele levanta no susto e sem olhar e dá 2 tiros e se abaixa...os tiros contra ele param...qndo ele olha, os cara estão mortos...é uima comédia, mas é algo semelhante que acontece...até o cinema já tira onda desse fato....

Abço!

Márcio disse...

Duro de Matar ta em todas.
Realmente, apesar de bem elaborados e caros os filmes n�o largam m�o dos cliches.

Caique Gonçalves disse...

excelente post, muito elucidativo e bem-humorado. Os filmes de ação há um bom tempo já saturaram, pelo menos pra mim. As produtoras precisam seguir um novo caminho, reincorporando elementos aos já existentes.

Pr. Wagner Fernandes disse...

Acho que o mais absurdo de todos é a mira, mesmo. Eu fico bobo de ver tanto tiro em cima dos mocinhos enão acertarem um. Nos filmes de ação, nem todas as metralhadoras sentem o gostinho de um tiro de raspão no protagonista. Enquanto isso, na " Balada do Pistoleiro", o sujeito com dois calibres 38 salta na frente de todos os tiros e aperta seu gatilho meia dúzia de vezes e mata todo mundo...

Com relação ás mulheres.. isso vai demorar um pouquinho a mudar, porque dá um certo charme e aumenta o drama e a motivação do herói.

Zanfa disse...

eHAUeahueAHAEuaeHUEh

Realmente tem muitos clichês.

E aquele do laser de destruição mundial que logo abaixo tem um botão "cancelar operação", é clássico. =D

Climão Tahiti disse...

Tem também o do herói que toma pancada, é surrado, e no final se levanta como se nada tivesse acontecido.

Tem em: M:I:II, M:I, na clássica cena em que o Tom Cruise leva um tiro no joelho e depois dá voadora e anda de moto.

Arne Balbinotti disse...

Realmente é tudo verídico... tuuuuuudooooo...
Inacreditavelmente eu nunca tinha racionalizado por esse angulo, mas ei que surge então o minusciador de filmes e nos esclarece que por tras das telas existe muito mais...
Parabéns pela reportagem, também amei as fotos, e o Hitman está tudo de bom no filme heim... hahaha... bico calado heim... hahaha...
Abraços sulista e cuide-se.

Buruka disse...

Otimo esses clichês

RicCeSo disse...

Outro Clichê: Delegado Branco é corrupto.

com medo de ser chamado de racista, fazem com que todo delegado corrupto seja calcasiano, portanto se o delegado for negro, não se preocupe ele esta do lado do mocinho.

RicCeSo disse...

com medo de ser chamado de racista, se o delegado for corrupto ele é calcasiano, se for negro pode ficar tranquilo ele está do lado do mocinho

Anônimo disse...

As portas deslizantes
nunca tinha parado p pensar nessa
hauahuahua

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages