No próximo sábado,dia 1 de Dezembro é comemorado mais um Dia Mundial de luta contra a Aids / Sida,data pouco lembrada,porém muito importante, serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. Desde o primeiro caso (em 12 de Dezembro de 1977 )a Aids vem fazendo milhões de vitimas,para vocês terem uma ideia,são mais de 33 milhões de pessoas infectadas pelos vÃrus,neste ano 2,1 milhões de pessoas mortas e 2,5 milhões foram infectadas apenas neste ano. Apesar das Ãnúmeras campanhas ,contra o HIV e outras doenças Sexualmente Transmitivéis ( DSts ) o povo" esperto"continua transando sem camisinha,compartilhando agulhas e seringas para se drogar ,etc...
Você deve esta se perguntando: "Porque um blog sobre cinema está tocando neste assunto ,que já estamos cansado de escutar/ler ? " Para quem não sabe,eu trabalho na área da saúde,então é quase um obrigação minha fazer uma homenagem a esta data,que abrange o mundo inteiro . Na minha Opinião só contrai a doença quem quer, pois Informação e preservativos de graça não faltam,com execeção dos lugares menos privilegiados,aonde não existe nenhum tipo de campanha e informação sobre o assunto. As campanhas publicitárias são verdadeiros socos nos estômogo , eu pesquisei pela net , as campanhas feitas no mundo, apenas este ano,confira abaixo.
Em Portugal
Uma das minhas favoritas é a campanha de agência de publicidade de Portugal que junto com a MTV Portuguesa criaram um vÃdeo,que fez muita polêmica. assista ;
A mensagem do video mostra claramente,que o vÃrus da Aids é tão mortal quanto uma arma,mas porque não as mulheres que sacam as armas ?Segundo o spot, o grupo mais crescente de pessoas infectadas pelo vÃrus HIV é composto por mulheres heterossexuais com menos de 30 anos.abaixo,as fotos que acompanharam o vÃdeo Na Alemanha
O ex-tenista alemão Michael Stich promoveu, com sua fundação, uma campanha publicitária de prevenção à contaminação de crianças pelo vÃrus da Aids. O objetivo da campanha é aumentar o interesse público sobre a transmissão da aids na Alemanha. A organização de Stich dá assistência a crianças que foram infectadas com o vÃrus HIV. criada pela agência de publicidade alemã Jung von Matt, faz um alerta sobre os perigos do vÃrus. Uma delas mostra o retrato de um bebê com a frase: "queixo do vovô, olho do papai, HIV da mamãe". Outra foto mostra os seios de uma mulher e a frase explicando que o vÃrus também pode ser transmitido pelo leite materno.
Campanha mostra foto de bebê com a frase "queixo do vovô, olho do papai, HIV da mamãe" Propaganda contra aids simula sexo oral, só que com um revólver Campanha lembra que leite materno pode transmitir vÃrus da aids
Na França
organização francesa de saúde comunitária é famosa por suas campanhas polêmicas,este ano não seria diferente.
O Hiv Atinge principalmente a faixa etária de 14 ao 24 anos,época em que estamos descobrindo a sexualidade,tendo uma explosão hormonal,e temos sensação que somos "imortais",que não corremos nenhum risco.Pensando Nisso,a campanha publicitaria AIDES,. mostra que não Existe mais a ideia , de "grupo de risco". Como diz o anúncio, a Aids nos torna iguais. A doença atinge a todos, até mesmos super-heróis, que estão em nossas mentes como pessoas inatingÃveis.
O Hiv Atinge principalmente a faixa etária de 14 ao 24 anos,época em que estamos descobrindo a sexualidade,tendo uma explosão hormonal,e temos sensação que somos "imortais",que não corremos nenhum risco.Pensando Nisso,a campanha publicitaria AIDES,. mostra que não Existe mais a ideia , de "grupo de risco". Como diz o anúncio, a Aids nos torna iguais. A doença atinge a todos, até mesmos super-heróis, que estão em nossas mentes como pessoas inatingÃveis.
No Brasil
"Tira Essa roupa Preta,porque você não caveira,é muleque"
A foto acima,é para uma publicidade de uma marca de preservativos,comparando a vida sexual com a Guerra,mostrando novamente,que sem proteção você vuneravel.Eu pesquisei ,eu não encontrei nenhum publicidade brasileira sobre o assunto,então criei este "slogan",em homenagem ao filme tropa de Elite.
No cinema
Tom Hanks interpreta Andrew Beckett,advogado que é despedido quando descobrem que ele é portador do vÃrus da AIDS.Além do preconceito contra a doença,o preconceito racial também da as caras,neste drama ganhador de 2 oscars (Melhor Ator,e Melhor Canção )
Se depois de todas estas informações continuarem ter a mesma opinião formada,do que nunca irá acontecer nada com você,não tiro sua razão,pois usar preservativos incomoda,e por isso assista o vÃdeo abaixo,e tenha 5 razões para não usar preservativo.
Se depois de todas estas informações continuarem ter a mesma opinião formada,do que nunca irá acontecer nada com você,não tiro sua razão,pois usar preservativos incomoda,e por isso assista o vÃdeo abaixo,e tenha 5 razões para não usar preservativo.
"A Aids não é Mortal,nós somos"
Escrito Por Felipe Bastos
19 comentários:
Caramba, acho qeu foi a melhor matéria sobre aids que já li, e não estou puxando teu saco ok.
Mas ficou muito boa mesmo... o grupo publicitário AIDES eu já conhecia, as propagandas deles são excelentes... show de bola.
Parabéns novamente... serei obrigado a usufruir de alguma coisa disso tudo (eu digo das fotos tá... hahaha...)
Abraços.
PS.: Tua indicação ainda está lá na Butique.
Pois é, a coisa já foi bem pior, mas ainda é muito grave. O incrÃvel é que apesar de todas essas campanhas a maior parte dos novos infectados pelo vÃrus da AIDS são jovens e garotas. Mas elas não têm conhecimento sobre a AIDS, sobre o uso de camisinha? Tem, mas consciência sem responsabilidade não é nada.
particulamente não gosto destas campanhas sensacionalistas, do estilo da arma, assim como já vi uma que era, em mÃdia impressa, a foto de uma pessoa transando com um escorpião gigante.
Acho que tenta resolver um problema de um lado mas resulta em outro: incentiva o preconceito com os soropositivos.
Coloca a pessoa que está se infectando como vÃtima, e o soropositivo (que na maioria dos casos nem sabe da sua condição) como carrasco.
A luta é contra o vÃrus, não contra o portador.
adorei as propagandas!
também acho que só pega aids quem quer, é um assunto divulgado sim. Tem pessoas sabem o risco que correm e não fazem nada, não entendo.
pois bem, adorei a matéria ;)
Cara... parabéns!!!!
Tá dukarai esse post!
DUKARAI MANO, DUKARAI!
Parabéns pelo post! Muito informativo e traz curiosidades e apelos interessantes!
Muito boa a iniciativa!
E muito legal a coletânea de propagandas!
Justamente por ser um blog de cinema ficou bacana ;)
é, isso é papo sério demais!!!
é doença sem volta, e precisa ter muito cuidado!!!
amei as propagandas!!! servem para chocar e alertar!!!
Aids naum é brincadeira!!!
Parabéns pelo blog
http://omundodasnovidades.blogspot.com/
passa lá ;)
abraço
É legal ver varios blogs lembrando do dia mundial de luta contra aids. lembro que quando tava na escola sempre tentava fazer alguma coisa perto desse dia mas como era em dezembro já quse ninguém participava. legal vc ter mostrado as mensagens em varios paises
abraços
Muito bom o post!
.....tem indicação pra vc lá no Pequeno Inventário!
Também não sou nada fã de propaganda sensacionalistas como as da MTV, prefiro que sejam como a ultima, que sensibiliza o publica, e o alerta para o uso da camisinha, como o melhor meio de prevenir a AIDS!
Assunto serio que devia ser mto mais lembrado nao apenas no dia 1º, é triste ver que a população mundial cada vez mais esta a mercer desse mal, mesmo tendo tanta tecnologia e informação!
Informação é a primeira forma de prevenir!
que post sensacional !!! As propagandas são ótimas mesmoooooo
gostei muito do seu blog ^^
até ;)
Boas demais as campanhas! Mas mesmo assim muita gente não tem consciência do perigo...
o/
Parabéns pelo texto!
Abraço!
Publicidade é show, não?
Sempre nos surpreende, sempre inova. E ainda mais quando se trata de um assunto tão importante. Pelo menos fazem suas partes, os publicitários, que é de levar informação.
P.S.: Não sou publicitário. Rs.
Cara, primeiramente parabéns pelo post, ele ficou excelente!
Só quero deixar um recado, pois é preciso ressaltar que os governos mundiais estão fazendo sua parte, dando publicidade o ano todo sobre o grande problema do aumento indiscriminado de pessoas contaminadas com o virus da Aids, fazendo campanhas de prevenção, etc. Aqui no Brasil, toda pessoa com o mÃnimo de instrução tem conhecimento que os postos de saúde disponibilizam gratuitamente camisinhas, entretanto, a sociedade como um todo, pois a taxa de contaminação é maior nas classes economicamente mais privilegiadas, esquecem que, para se contaminar, basta 1 gota de esperma, 1 gota de sangue ou qualquer contato com um ferimento exposto, esquecem que, se houver um pelo inflamado no saco ou na vagina, e ele sangrar, babaus, já era, contaminou! Falta responsabilidade e coerência nas atitudes da população! Nós temos que ter consciência que somente nós podemos nos proteger! De nada adianta o governo gastar milhões de reais com publicidade, coquetel de remédios, preservativos, se a população não entende que tem que se cuidar!
Desculpem, mas eu fico inconformado com isso!
Abraço
www.baiadozeh.blogspot.com
Selo para você aqui...
http://imponderavelmente.blogspot.com/2007/11/um-despertar-em-meio-lembranas.html
Um abraço,
Tatiana
Bem é primeira vez que escrevo algo no teu blog,mas devido ao tema não tive outra alternativa e pelo teu convite também.Não é ser coruja mas tu escreveste bem e estou orgulhoso de ti meu sobrinho.Sobre o assunto tenho a comentar que realmente os números são assustadores e as campanhas cumprem seu papel agora cabe a nós cumprir o nosso.E para contribuir com o blog,que visa o cinema,cito um filme independente e muito legal que se chama"Meu Querido Companheiro",este surgiu antes de uma grande estudio de Hollyood tocar no tema com Filadélfia.Este filme que citei se não me engano é de 1984,que conta como começou a doença na América tendo como argumento o "Paciente Zero".Bem sobrinho um grande beijo de quem te ama e te admira
Olha Fê, parabéns meu querido, essa matéria só me fez admirar mais vc.
;)
Abraços à todos
Postar um comentário