Autismo no cinema - Cinema & Afins

Cinema & Afins

Cinema & Entretenimento e Whiskey .

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Lars e sua amada

"Autismo alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente," exatamente a patologia que se encaixa com o personagem principal de Lars and the Real Girl , filme que concorreu ao melhor roteiro original este ano,conta a história de Lars Lindstrom, um jovem tímido que mora isolado do mundo na garagem da casa seu irmão mais velho Gus e de sua cunhada Karen , até que recebe a "visita" de Bianca: uma linda missionária religiosa, meio dinamarquesa, meio brasileira. O problema é que Bianca na verdade é uma boneca inflavél ( de tamanho natural ) que na qual Lars fantasia em sua cabeça que ela é real,desde então começa uma história com uma mistura profunda de sensibilidade e uma boa dose de humor conduzida com competência por Craig Gillespie (Em pé de guerra ) e uma atuação comovente Ryan Gosling .

assista ao Trailer



Abaixo veja outros principais filmes que abordam o mesmo tema .


Hanks e sua caixa de Bombons

Forrest Gump, o contador de histórias (Forrest Gump, 1994)
Direção: Robert Zemeckis

Forrest Gump (Tom Hanks) é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população. Por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos Estados Unidos em um período de 40 anos.



Rain Man (1988)
Direção: Barry Levinson

Quando o pai de Charlie Babbitt (Tom Cruise) morre, ele deixa uma fortuna em dinheiro para um irmão autista (Dustin Ho
ffman) que ele desconhecia ter. Os dois então viajam pelo país conhecendo-se e aprendendo a conviver, passando, claro, por inúmeras dificuldades. Vencedor do Oscar de Melhor Filme.


Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind,2001)
Direção :
Ron Howard

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.


Uma Lição de Amor ( I Am Sam,2001)
Direção: Jessie Nelson

Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

Loucos de amor (Mozart and the Whale , 2005)
Direção: Petter Naess

Comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. Donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. Como muitos portadores da Síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. Mas quando a bela mas complicada Isabelle se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida - e seu coração - ficam de cabeça para baixo.


Nell (1994)
Direção :Michael Apted
Nell (Jodie Foster) é uma jovem que nunca entrou em contato com a sociedade, que vive apenas com sua mãe eremita e
fala um dialeto próprio. Após a morte da mãe, Nell é encontrada por Jerome Lovell (Liam Neeson), um médico que a ajudará a se integrar na sociedade, ao mesmo tempo que demonstra seu fascínio pela sua descoberta. Indicado ao Oscar de Melhor Atriz, para Jodie Foster.



Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador ( What’s Eating Gilbert Grape)
Direção:Lasse Hallström

A história se passa numa cidadezinha de interior idíl
ica, onde vive Gilbert Grape, um adolescente aparentemente comum (Depp) que sustenta a família desde a morte do pai. O peso não é para qualquer um: além das irmãs excêntricas, do irmão deficiente mental (Leonardo DiCaprio), inclui a mãe obesa, que não pára de comer desde a morte do marido. Mas a chegada de uma jovem forasteira (Juliette Lewis) dará a Gilbert, a possibilidade de pela primeira vez fazer suas escolhas.



Código para o inferno ( Mercury Rising,1998)
Direção:Harold Becker

Art Jeffries (Bruce Willis), um renegado agente do FBI, combate inescrupulosos agentes federais para proteger Simon, um
garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. Ele consegue ler o Mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos lêem inglês. Essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem Simon e o capturarem. Nick Kudrow (Alec Baldwin), chefe do projeto Mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que Jeffries está envolvido. Perseguido por assassinos implacáveis, Jeffries logo percebe que não pode confiar em ninguém. Agora o tempo está correndo e ele descobre que a única chance de sobreviver é usar a habilidade de Simon para levar seus adversários à justiça.

Simples Como Amar (The Other Sister 1999)
Direção :Garry Marshall

A deficiência mental é tratada com delicadeza nesta comédia dramática com pitadas românticas. O argumento inspira-se em uma personagem real, com quem a produtora Alexandra Rose conviveu na infância. Carla Tate (Juliette Lewis) é uma moça de 24 anos, com leve deficiência, que volta para casa cheia de sonhos e ambições, sua necessidade de realização pessoal se expressa de maneiras que sua mãe é incapaz de aceitar. Quando se apaixona pela primeira vez, Carla desafia a mãe para provar que, apesar das aparências, ela tem capacidade de ser uma mulher adulta responsável, que merece amar e ser amada. Em sua jornada de autodescobrimento, Carla e o namorado encontrarão suas próprias soluções para alguns dos maiores desafios da vida e provarão que, às vezes, uma vida simples pode ser extraordinária.

Obs : Alguns filme não tratam do diagnóstico do personagens , mas apresentam vários sintomas do autismo .

Fonte : Sinopses retiradas da wikipédia e editador por Cinema&Afins.


Veja Também:
Os 10 melhores Road Movies do Cinema
Os Maiores Serial killers da Vida Real em Hollywood
Os 10 maiores Fracassos do cinema
As 13 cenas de mortes mais chocantes do cinema
As 10 cenas mais nojentas do cinema
os 10 melhores filmes clássicos em 10 gêneros
Top 10 Rôbos mais Famosos do Cinema

9 comentários:

Zero disse...

cara que legal um blog sobre cinema!!!

Anônimo disse...

Interpretar um autista no cinema com certeza é muito interessante do ponto de vista do ator. Que tem mostrar o seu talento. É por isso que os melhores autistas retratados no cinema foram por atores do gabarito de :Russel Crowe( meu ator favorito), Tom Hanks e Dustin Hoffman e Sean Penn. Ou seja, pra interpretar um autista tem que ser um ator de respeito.

Mas como eu não conheço nenhum autista eu fico pensando se eles são realmente desse jeito ou se no cinema a personalidade deles é exagerada.

Fim.

analise ia disse...

tema é interessante, mas tinha que colocar uma boneca inflavél brasileira?

joaoaquila.com

Cruela Veneno da Silva disse...

finalmente um bom filme?

Marcio Melo disse...

Só não vi 2 filmes da lista.

Otimos filmes :D

Unknown disse...

Olá!
Valeu por ter visitado/comentado meu blog! Apareça sempre por lá!
Adorei seu blog!

Flá Romani... disse...

Que post ÓTIMOOOO

amo filmes, e adoro ler sobre eles em blogs

parabénssssss

blog disse...

A postagem é bacana, bem armada e original, embora eu discorde quanto ao filme "Uma Mente Brilhante", que não possui sintomas de autismo.
O autista não interage, na verdade.

"Rain Man" eu não acho um grande filme, mas aborda um elemento que os autistas - muitos deles; não todos - têm de sobra: a memória. O mesmo se dá em "Código para o inferno".

Bacana, camarada.
Esse blog é dos bons, principalmente por encarar o cine com seriedade.
E com doses de uísque.
Abraço.

Unknown disse...

Por favor, esse primeiro filme tem no Brasil???

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages